Curiosidades sobre zumbis na vida real: da tetrodotoxina aos robôs ressuscitados.

zumbis andando, em um cenario completamente caotico
Imagem de ahmadreza heidaripoor por Pixabay.

Curiosidades sobre zumbis na vida real: da tetrodotoxina aos robôs ressuscitados.

Os zumbis têm sido uma figura popular na cultura popular por décadas, e enquanto eles são frequentemente retratados como criaturas fictícias em filmes e programas de TV, algumas curiosidades sobre zumbis na vida real são fascinantes e assustadoras. 

Aqui estão alguns subtopicos com curiosidades sobre zumbis na vida real:


ZUMBIS HAITIANOS:

Os zumbis haitianos são uma parte importante da cultura popular, mas eles têm uma base na realidade. Na cultura haitiana, acredita-se que um bokor, um tipo de sacerdote vodu, possa trazer alguém de volta dos mortos como um zumbi. 

Os zumbis haitianos são frequentemente retratados como mortos-vivos, mas na realidade, eles são vítimas de uma droga tóxica chamada tetrodotoxina (uma toxina encontrada em diversas espécies de animais, incluindo alguns peixes, como o baiacu, e algumas espécies de caracóis e ouriços-do-mar) , que causa uma condição semelhante a morte, seguida por um estado de morte cerebral e, em seguida, um retorno à consciência.

FUNGOS ZUMBIFICANTES:

Existem vários tipos de fungos que podem infectar insetos e transformá-los em zumbis. O fungo Ophiocordyceps unilateralis, por exemplo, infecta formigas e as fazem subir em uma folha ou galho antes de morrer. O fungo então cresce a partir do corpo da formiga morta, produzindo uma haste que libera esporos para infectar mais formigas. 

Outros fungos, como Entomophthora muscae e Beauveria bassiana, podem infectar moscas e abelhas, transformando-as em zumbis.

formiga com o fungo que a transforma em zumbi
(Fonte: Taringa!/Reprodução).

ZUMBIS ANIMAIS:

Embora muitas vezes associado com os seres humanos, os zumbis também podem ocorrer em animais. A doença da vaca louca, por exemplo, é causada por uma proteína anormal chamada príon, que afeta o sistema nervoso do animal e pode levar a um estado semelhante a um zumbi. 

Outro exemplo é a doença do coelho louco, que é causada por um vírus que afeta o sistema nervoso dos coelhos e pode levar a convulsões e comportamentos anormais.

uma vaca pastando em um campo de grama
Imagem de Werner por Pixabay.

ZUMBIS DA VIDA REAL:

Embora a ideia de mortos-vivos ainda não tenha sido comprovada na vida real, existem alguns casos em que as pessoas parecem voltar à vida depois de serem consideradas clinicamente mortas. 

Em 2014, por exemplo, um homem foi declarado morto por uma equipe médica após sofrer um ataque cardíaco, mas foi encontrado vivo e respirando várias horas depois, quando um médico percebeu que seu coração estava batendo. Esse fenômeno é conhecido como síndrome de Lázaro.

ZUMBIS ROBÓTICOS:

Os zumbis também podem ser criados artificialmente em robôs. Em 2011, pesquisadores da Universidade de Princeton criaram uma série de robôs que poderiam "ressuscitar" após serem danificados. 

Os robôs usavam um sistema de auto-reparo para detectar e corrigir danos em suas peças, permitindo que continuassem a operar mesmo depois de sofrerem danos significativos.


Embora as curiosidades sobre zumbis na vida real possam ser fascinantes, é importante lembrar que a maioria desses fenômenos tem explicações científicas e não estão necessariamente relacionados com a figura ficcional dos mortos-vivos. 

Além disso, é importante respeitar as culturas e tradições que podem estar associadas a essas histórias e evitar perpetuar estereótipos negativos ou prejudiciais.

Comentários

Postagens mais visitadas